Skip to content

Olgária Matos: “Considerando a educação e a cultura como fundamento da vida coletiva, o programa de Fernando Haddad contraria o pragmatismo da política de resultados”

setembro 19, 2012

“Fernando Haddad desenvolve um dos mais significativos trabalhos no âmbito das instituições públicas no país cujo eixo é a extensão de direitos culturais em sentido amplo a todos aqueles que historicamente estiveram excluídos da educação. Não se trata, porém, da educação como palavra-chave facilitadora de mobilização eleitoral, mas aquela que retoma seu sentido mais essencial, aquele que responde à questão própria da comunidade política.

Recusando a distinção ideológica entre educação de elite e educação popular, o programa de Fernando Haddad desprivatiza, da mesma forma, o atendimento em saúde, garantindo a igualdade no acesso ao tratamento digno como um bem de todos. No que diz respeito ao transporte público, trata-se de uma questão primordial pois incide de maneira imediata sobre a qualidade de vida do trabalhador, sobre os usos de seu tempo e de sua vida.

Considerando a educação e a cultura como fundamento da vida coletiva, o programa de Fernando Haddad contraria o pragmatismo da política de resultados, o democratismo populista que desvaloriza a beleza do conhecimento e o elitismo populista que se vale de simulacros da cultura. Ele propõe para o governo da cidade de São Paulo a extensão dos princípios que garantem o fortalecimento das instituições políticas, bem como o aprimoramento do convívio social pela extensão dos direitos e a garantia de seu exercício como um bem disponível e partilhável por todos”.

Olgária Matos é professora de filosofia na Unifesp.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: