Skip to content

Walquiria Domingues Leão Rego: “A gestão de Haddad no Ministério da Educação já é histórica”.

setembro 22, 2012

Voto em Fernando Haddad por inúmeras razões, entre as quais destaco: sua honradez pessoal, sua competência, como administrador e inovador ousado a frente do Ministério da Educação: área chave para o desenvolvimento democrático da sociedade brasileira. Sua gestão já é histórica. Abriu novas perspectivas de inclusão educacional, ampliando a criação de escolas técnicas, – velho sonho de reformadores sociais, desde o império, – e interiorizando universidades. Com isto, contribuiu decisivamente ao processo de democratização do acesso à educação e à cultura pelo Brasil afora. Investimento desta natureza é uma forma conhecida na história de criação de espaços qualitativos, potencializadores de formação de novos sujeitos de direitos, ou seja, de cidadãos e, com isto, trazendo o desenvolvimento da cidadania e da justiça social para o centro da democracia brasileira.

Outra razão que me faz votar entusiasmadamente em Fernando Haddad se deve ao fato que se trata de um político que sabe ouvir a voz dos sem voz. Saber ouvi-los e respeitar seus diferentes modos de interpelação talvez constitua uma das principais qualidades políticas de um candidato a representante democrático de um povo. Em assim sendo, tal característica pode restituir à representação política sua verdade representativa, porque significa levar seriamente em conta suas demandas mais urgentes, em especial, as provenientes dos eleitores mais carentes de serviços públicos de qualidade. Ao longo de sua vida pública, Fernando Haddad demonstrou fartamente esta sensibilidade especial às carências dos mais destituídos. Revelou ser formulador arguto de políticas educacionais distributivas dirigidas aos pobres das periferias. Suas ações na prefeitura de Marta Suplicy e no Ministério da Educação testemunham e confirma fortemente este seu profundo compromisso democrático e republicano.

Votarei em Fernando Haddad porque é homem preparado para ser um político cívico, voltado a desenvolver políticas publicas para transformar a cidade, plena de iniquidades de toda ordem no espaço urbano, em cidade mais justa. Nosso candidato dispõe de vasto conhecimento dos principais problemas da cidade de São Paulo, tanto que pensa suas múltiplas dimensões de modo amplo, articulado e dotado de visão estratégica, percebendo suas imensas potencialidades de tornar-se uma cidade exemplar em termos de bem estar e convívio coletivo.

Meu voto ainda se deve ao fato que o candidato já deu provas patentes de que confere sentido democrático ao seu agir político governativo. Por todas estas razões, a meu juízo, estamos diante de um político excepcional. Seria uma grande conquista civilizatória fazer dele nosso prefeito, nas próximas eleições municipais, pois certamente mudaria fundamente as práticas administrativas predatórias habituais na gestão da cidade. Por fim, Haddad reúne em sua personalidade pública imenso patrimônio de virtudes políticas. Isto justifica e engrandece o voto nele.

Walquiria Domingues Leão Rego é professora de sociologia na Unicamp.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: