Skip to content

Cícero Araujo: “Desde que tive o privilégio de conhecê-lo, Fernando Haddad sempre me impressou pela capacidade de ancorar, no mundo ao seu redor, as inquietudes de sua vida intelectual”.

setembro 25, 2012

Desde que tive o privilégio de conhecê-lo, Fernando Haddad sempre me impressionou pela capacidade de ancorar, no mundo ao seu redor, as inquietudes de sua vida intelectual. 

É o que lhe dá uma aguda compreensão do sentido prático das idéias. Vale lembrar um fato de sua vida pessoal: enquanto escrevia seu trabalho de doutorado, uma tese de alta complexidade no campo da filosofia, Fernando teve de dedicar grande energia para ajudar seu pai (que então estava doente) na condução do negócio que dava sustento à sua família, isto é, uma pequena loja de tecidos. Pois imaginem o que é passar o dia discutindo o preço do metro de um produto e os prazos sufocantes de pagamento de seus fornecedores, ou atendendo fregueses no balcão, e depois, à noite, encontrar paz de espírito para pensar e escrever sobre matérias muito abstratas, como as que ele quis discutir em sua tese! Mas você só consegue fazer isso com a devida competência, descontado o fôlego de lidar com coisas muito diferentes no espaço de 24 horas, se de fato aceitar o desafio de ligar, na teoria e na prática, os aspectos aparentemente mais comezinhos da vida a uma visão abrangente, de conjunto, da própria vida. Justamente esse talento raro vocaciona Fernando, como poucos no Brasil hoje, às questões de Estado. Quem o viu dedicar sua inteligência e seu entusiasmo ao serviço público do país, certamente terá muita satisfação em vê-lo prefeito de São Paulo.

 Cícero Araujo é professor de teoria política na FFLCH-USP.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: