Skip to content

Carta de Alfredo Bosi: “CHEGOU FINALMENTE A VEZ DE O POVO DE SÃO PAULO GOVERNAR A CIDADE DE SÃO PAULO!”

outubro 26, 2012

Leia a seguir a carta que o professor Alfredo Bosi enviou para ser lida em Ato público pró Haddad:

Ato público pró Haddad,   23 de outubro de 2012

Colegas, estudantes, amigos,

Faz cerca de dois anos que muitos de nós estávamos reunidos para manifestar nosso apoio à candidatura de Dilma à presidência da República. A alegria de estar juntos então misturava-se a certa apreensão pelo resultado do segundo turno.  Tudo indica que hoje o nosso quinhão de alegria não conhecerá as sombras daquele momento. Estamos em clima de vitória da candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo.

Respiramos fundo e temos tempo para refletir sobre o significado do nosso apoio. Cada um terá as suas razões e é o conjunto de todas que dá sentido e vigor a este encontro.  De minha parte, devo dizer que pressinto, nesta candidatura, a esperança de uma renovação do pacto democrático e progressista que presidiu à fundação do Partido dos Trabalhadores, há mais de 20 anos.  Tratava-se  então de uma aliança nova e promissora de forças amadurecidas  em tempos de resistência à ditadura militar. Forças socialmente e culturalmente diferenciadas, mas unidas pelo desejo de que algo de realmente novo acontecesse na política brasileira.     Comunidades de base, como aquela com a qual convivi longamente em Vila Yolanda, bairro fabril de Osasco;   sindicatos independentes que faziam na época greves memoráveis, marcos de um despertar da  consciência operária;  intelectuais de convicção socialista e democrática que militavam fora ou dentro desta universidade e, particularmente, desta faculdade de filosofia, à qual nos honramos de pertencer.  

Comunidades, sindicatos e  grupos de intelectuais e  profissionais liberais  acabaram encontrando um denominador comum, que conseguiu, em tempo rápido, constituir um partido e eleger sucessivamente dois presidentes da república, Lula e Dilma.

Não foi sem percalços e avanços  que essa união sobreviveu. Não foi sem perplexidade que entrevimos a certa altura um arriscado descolamento do aparelho de Estado em relação aos movimentos sociais que dão seiva e legitimidade popular ao processo político na sua dinâmica.  Mas tampouco não foi sem uma crescente confiança  que  vimos, ao longo desta campanha, tão caluniada pela reação, uma  vigorosa retomada daqueles autênticos valores  que deram vida ao partido dos trabalhadores  desde os  belos  momentos  da sua fundação.

Que podemos desejar agora, às vésperas deste pleito que promete chegar a bom termo? Que Fernando Haddad e a sua equipe enfrentem corajosamente os problemas agudos desta metrópole,   que detenham a vergonhosa especulação  imobiliária que caracterizou as últimas gestões, que  restaurem a dignidade do ensino público e da saúde pública, que atentem para o caos do trânsito provocado pelo   predomínio do carro particular e pela insuficiência do transporte coletivo; enfim,,que  ouçam com respeito o que cada bairro tem a dizer e a propor, transformando a administração municipal em  um  robusto e  responsável  colegiado popular.

CHEGOU FINALMENTE A VEZ DE O POVO DE SÃO PAULO GOVERNAR A CIDADE DE SÃO PAULO! 

Porque acredito nessa possibilidade,e  porque temos esperança de que ela se converterá logo  em realidade, é que  estamos  todos aqui apoiando de coração o nome de Fernando Haddad.

Alfredo Bosi 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: